quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Um plano geral de estudo – provas periódicas

Para começar:

a) Estabeleça exatamente qual a matéria que vai cair;
b) Veja se vai cair só a matéria de um período ou toda a que já foi dada no ano;
c) Priorize as últimas matérias dadas, mas não esqueça as outras;
d) Anote no caderno de onde até onde vai a matéria;
e) Escreva qualquer detalhe que lhe pareça importante. Escrever é uma forma de interação que permite o estabelecimento de novas associações que lhe ajudarão a memorizar melhor o que está sendo dito;
f) Não tenha vergonha de usar qualquer recurso mental ou imagem que lhe vier à cabeça e que Vc ache que pode te ajudar;
g) Construa as imagens mentais e as retenha, ou construa outras diferentes quando achar importante. 


Lendo a matéria e ESCREVENDO o que está sendo estudado

a) A cada parágrafo procure formar assertivas, fatos a respeito do texto. Para cada uma delas, tente criar, escrevendo-a no papel, uma imagem mental que reforce o que você quer lembrar. Lembre-se que quanto maior o número de sinapses que você criar para lhe ajudar a lembrar de um assunto, melhor. Portanto não ache que economizando na informação a ser guardada é que você vai memorizá-la melhor. 
Exemplo:

“A Guerra de Secessão foi um conflito militar que ocorreu nos Estados Unidos, entre os anos de 1861 e 1865. De lado um  ficaram os estados do sul contra os estados do norte. Os estados do sul tinham uma economia baseada no latifúndio escravista e na produção, principalmente de algodão, voltada para a exportação. Enquanto isso, os estados do norte defendiam a abolição da escravidão e possuíam suas economias baseadas na indústria. Esta diferença de interesses deflagrou o conflito. O conflito teve inicio em 1861 através de ações militares do sul. Com duração de cinco anos, a guerra provocou a morte de aproximadamente 600 mil pessoas. Os estados do norte, mais ricos e preparados militarmente, venceram e impuseram seus interesses sobre o país.”

Exemplos de assertivas

1 – A guerra de secessão foi um conflito militar (não teve origem em movimentos civis);
2 – Aconteceu nos Estados Unidos; É aquele mapinha meio quadrado que fica debaixo do Canadá e acima do méxico. Lembre-se de um cawboy...
3 – Entre os anos de 1861 e 1865; ((6X3)e total de 7 (6+1), e (6x3) e total de 11 para (6+5);
4 – Os Estados do Sul lutavam com os do norte – Guarde isso: debaixo para cima.
5 – Estados do sul: Economia Agrícola; EScravista, voltada para Exportação Escravo põe algodão no navio para exportar;
6 -  Estados do norte: Abolição, Industrial era a economia; imagine uma máquina trabalhando
7 – Motivo do conflito: Diferenças de interesse entre o sul e o norte; Imagine o mapa dos EUA se dobrando para que o Sul brigasse com o Norte...
8 – O Sul agiu primeiro. Imagine os soldados do sul fazendo o primeiro ataque; 
9 – Total de duração da guerras de 05 anos. Idade em que uma criança já fala bastante. É também chamado de lustro ou quinquênio;
10 – provocou a morte de mais ou menos 600.000 pessoas. Não foi Um Milhão. Foi um Milhão dividido por dois e somado com seus 10%. Ou ainda, foi 10% de um milhão multiplicado por 6 o que dá um pouco mais, 10% a mais que a metade...

Preparando Listas:

Dois casos da lista acima permitem fazer listas:
5 – Estados do sul: Economia Agrícola; EScravista, voltada para Exportação Escravo põe algodão no navio para exportar;
A - gricultura
Es – cravista;
Ex – portação;
Al – godão;
Pode-se se optar  por exemplo por usar o MNEMÔNICO "AEXESAL", ou da forma como se achar mais fácil de fixar. O importante é que, quando possível, sempre se procure a palavra que tem mais significado para ajudar a lembrar a frase toda.
6 -  Estados do norte: Abolição, Industrial era a economia; imagine uma máquina trabalhando
A – bolicionistas;
IN – dustrializados;
Pode-se usar por exemplo o AIN ou AI, como ficar mais fácil.

Revendo a matéria:

Para memorizar o que está sendo pedido vale quase tudo:
a) andar pela casa recitando que está escrito;
b) escrever as listas e mesmo as assertivas em papel ofício dobrado em forma de sanfona para decorar. Detalhe é que é importante jogar fora antes de entrar para a prova. Mesmo sem intenção de colar, a visão desse papel pode dar uma impressão errada aos professores.
c) Escrever o que se quer memorizar num quadro e deixar na beira da cama ou na parede em cartazes ou em uma lousa;

Nenhum comentário:

Postar um comentário