quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Inteligência ajuda, persistência define


       Como é que ele se deu bem no vestibular!
        Fulano passou em um concurso...
        Não é que ela acabou fazendo a maratona, mesmo!?
        A casa foi mais difícil de comprar mas acabou dando certo...
        O que será que realmente define a capacidade de uma pessoa de alcançar bons resultados?
         Alguma inteligência superior?
         As condições que lhe são dadas para tentar alcançar seus objetivos?
         A ajuda de pais conscientes que sabem cobrar na hora certa e ajudar quando for necessário?
         A presença de um amigo ou um relacionamento que o incentivem sempre a melhorar e obter o máximo da vida? 
         Não é muito difícil de perceber que todas essas coisas são importantes. Mas nenhuma é definitiva.
A inteligência pode não contribuir tanto, mas a pessoa pode se superar com a boa vontade e esforço continuado.
As condições podem não ser as ideais numa determinada etapa da vida, mas, com esforço, pode-se, mesmo devagarinho, ir conseguindo vencer etapas e mais etapas e então em em algum momento da vida acaba-se alcançando o ambiente correto para estudar, trabalhar e batalhar pelos seus objetivos.
          Em relação aos pais,  pode acontecer de que, apesar da boa vontade não tenham conhecimento ou comportamento que incentive a tentativa dos filhos de buscar bons resultados. Ainda pesam o medo de estar forçando demais, a tentativa de ser o mais agradável possível e a vontade de manter o clima de casa sempre agradável.
         Os relacionamentos são sempre um mistério. Incentivam algumas qualidades e prejudicam outras. Um bom amigo que seja muito boêmio não é incentivo para dedicação a estudo e treinos. Um namoro pode acontecer da maneira errada e mesmo na hora errada e prejudicar a concentração e despender um tempo maior que o aceitável. Em geral, os bons relacionamentos são aqueles que fazem a pessoa querer ser melhor, querer se desenvolver. Tudo isso dentro de suas condições e de acordo com sua capacidade.
         Tudo que foi citado acima influencia em menor ou maior grau a capacidade de obter resultados que uma pessoa tem. Cabe a cada um descobrir os seus pontos fracos e tentar se livrar dos aspectos negativos. Um bom amigo que faz convites em hora errada pode ser avisado de que está sendo inconveniente. Se for amigo mesmo, tentará ser o primeiro a compreender. Nos relacionamentos é praticamente a mesma coisa.
         As pessoas que convivem com quem busca resultados especiais devem ser compreensivas quanto à sua limitação temporária em relação a participar de todas as atividades. Pouco a pouco, com maior ou menor esforço quem se esforça por um objetivo acaba descobrindo um meio de organizar as coisas a seu favor. É a velha máxima "Onde existe uma vontade, existe um caminho".         
        Mas o que realmente vai pesar mais que tudo isso é justamente essa capacidade de se fixar em um objetivo e segui-lo. Manter o foco. PERSISTIR. Todas as outras atividades são auxiliares. As pessoas ao redor não devem ser desprezadas, mas avisadas de que sua participação é importante no processo. E que, principalmente, todos podem ganhar com os resultados obtidos. Quem se opor a esse processo, passando por cima dos objetivos pessoais do companheiro deve estar consciente de sua responsabilidade pelo futuro do outro e o próprio.
         Tratados dessa forma, objetivos como completar uma maratona ou fazer uma viagem poderiam ser considerados menores. Como não influenciariam, supostamente, a carreira e a vida dos envolvidos talvez fosse o caso de não se envidarem tantos esforços para serem atingidos. Mas na mente de quem se propõe a fazer essas coisas a meta a atingir pode ser tão importante quanto. E os demais devem respeitar tanto quanto possível as decisões e as vontades daqueles de quem julgam gostar. 
         O medo de não conseguir deve ser relevado pela ideia de que vai se continuar tentando e tentando e tentando, sempre. Perseverança é a palavra certa para quem quer alcançar melhores resultados. Até por ser uma grande arma para espantar o medo. A certeza de que o resultado vai ser alcançado de alguma forma é muito importante. De alguma maneira, o esforço despendido acaba sendo aproveitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário