quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O silêncio mata!!! Não ouvir, não observar é pior ainda...

Um motorista cochilou e bateu o carro. Levou mais quatro com ele.
Certamente nenhum dos mortos tentava conversar com ele naquele momento.
Um funcionário novato do supermercado empilhou muitas caixas de pão e elas caíram sobre uma criança de colo. Será que alguém já o havia avisado do perigo? Será que ele aprendeu a lição para não mais errar?
Certamente ninguém falou com o funcionário que ele não devia fazer uma pilha tão grande.
As crianças mortas na boite. A muitas delas nunca foi dito que havia perigo. Muitas outras jamais ouviram quando lhes disseram isso.
Falar, e ouvir. Dividir, compartilhar mas também saber receber, prestar atenção, mirar-se nos bons exemplos.
Essa interação é que move o mundo para a frente. Mesmo que seja bem devagar.
E é o que acontece o tempo todo. O problema é que a maior parte é perdida pois não há treinamento para se observar e APREENDER o que se está percebendo.
Um carro desgovernado poderia ter sido visto bem antes pelas pessoas que estavam no ponto. Fones de ouvido, celulares, conversas sem nenhuma atenção ao que acontecia em volta. Um pouco de atenção a mais pode facilmente compensar uma dessas distrações. Mas é necessário prestar atenção.
Ouvir, falar, transmitir, receber, observar. Mantras poderiam ser feitos a respeito. Ligar-se no mundo e vivê-lo. Os motivos são muitos. Absorver experiências, se aprimorar. Isso também é tomar cuidado e se proteger. Mas também é uma forma de obter vantagens competitivas.
Vive mais quem mais observa. Vive mais quem mais aprende. Vive mais quem mais interage, respeitando os próprios limites. A vida fica mais rica. A pessoa fica mais rica ao procurar absorver o mundo que a cerca e o máximo das informações oferecidas.
Como acréscimo, vem o zelo pessoal. Prestando atenção à sua volta não só se aprende mais, se desenvolve mais e, automaticamente, a pessoa cuida de si mesmo e dos outros. Estando ligados nos barulhos, imagens, o povo à sua volta, nos veículos e tudo mais o indivíduo se protege de surpresas desagradáveis. Todo o grupo lucra devido à atenção que é dada aos detalhes, aos veículos, ao clima, ao solo e a todo estímulo por alguém mais avisado.
Do ponto de vista competitivo é fácil visualizar os lucros de ser observador. O vestibulando que tem por costume ver um jornal televisionado tem muito maior chance de sucesso que aquele que brincava de skate ou até mesmo estudava naquela hora perdendo a oportunidade de aprender conhecimentos gerais. A senhora que, sentada no ponto de ônibus, não fica de costas para o tráfego tem uma chance muito maior de conseguir se defender de um acidente.
É necessário observar o máximo possível. Prestar atenção em tudo que for possível. Conversar com o máximo de pessoas não é um favor a elas. Aprende-se mais, vive-se mais. Ganha-se mais em segurança e informações. Ganha-se mais da vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário