quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Pensar o inesperado e fazer o melhor


Em um livro muito famoso chamado Pollyanna, a protagonista  usa de um artifício aprendido com o pai para subverter as situações que poderiam ser ruins. Numa segunda feira, por exemplo, ela diz que fica muito feliz por ser o dia mais distante de uma outra segunda feira. Ao ganhar muletas, no natal, ela fica feliz por não precisar delas. 
Claro que a vida é mais complicada! Claro que não é a melhor coisa do mundo acordar cedo, ou chegar a segunda feira ou acabar as férias. Todo mundo passa por essas situações. Mas a superação desses pensamentos e o dar continuidade à vida, da melhor maneira possível é que fazem a vida valer a pena. 
Ter as reações certas nos momentos certos é fácil. Difícil é se educar para fazer o melhor possível quando tudo é adverso, quando as coisas não dão muito certo.
Todo mundo espera que você haja de determinadas maneiras em certas situações. 
Sentir-se incomodado por ter que ficar esperando, por exemplo. A impaciência no trânsito quando ele está lento.
As empresas de televisão vivem disso ao produzirem emoções baratas para quem assiste a uma novela ou a um reality show
Entre as crianças e adolescentes pode ser a vontade de não estudar. A vontade acordar mais tarde. A "raivinha" por causa de um professor mais severo. 
Isso é o básico. Qualquer ser humano se comporta assim, e tem essas reações, naturalmente. 
Difícil, mas extremamente recompensador, é reverter as situações e fazer o inesperado. 
Tente ver as vantagens de acordar mais cedo por exemplo. Pode colocar no papel, mesmo. O dia mais longo. Uma quantidade maior de tarefas que podem ser feitas. Tirar mais tempo para si mesmo. 
Aquele professor mais exigente pode ser o que faltava para você começar a levar a sério a escola. Pode ser nesse momento que você vê que há motivos bons para trabalhar mais firme nos deveres, por exemplo. Mesmo por que, um dos motivos pelos quais ele pode parecer severo é pelo fato de você parecer fraco. Portanto, a melhor maneira de reagir a ele é provar o contrário. 
Esse é um bom caminho para amadurecer bem e atingir os objetivos almejados. Aliás, é uma boa maneira, mesmo, de saber o que se pode conseguir a partir do esforço que é feito. Fazendo as escolhas certas, nos momentos certos, principalmente se a "galera" tende a ir no caminho contrário, é que se consegue fazer coisas realmente importantes.
Maturidade é, entre outras coisas, a capacidade de saber os efeitos de um comportamento de hoje. É saber que uma coisa que não é feita agora pode dar um grande prejuízo depois. Estudar pouco ou não estudar. Não se preocupar em adquirir cultura de verdade. Não buscar os sentimentos mais nobres para si mesmo e nas pessoas que o cercam. 
Treinando bastante, a maturidade pode chegar de uma maneira muito mais tranquila e com enormes benefícios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário