sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A lei não é para todos, não tenha ilusão...

        Seria muito bonito afirmar que a lei alcança todo mundo, o tempo todo...
        Em um mundo perfeito todas as pessoas e todas as instituições estariam obrigadas ao cumprimento das leis. Mas não é assim que funciona.
        As empresas não cumprem a lei:
        A caminho do trabalho o sujeito vê um caminhão enorme de areia jogado, deliberadamente ou seja, por querer, no meio da rua...
        Andando pela cidade é fácil ver caminhões blindados parando em qualquer lugar.
O guarda para a viatura de qualquer jeito só para ir lanchar.
        As obras horrorizam a vida de todo mundo ocupando pistas inteiras do tráfego sem que nenhuma alma vida e imbuída de autoridade faça nada por isso.
        Os direitos de muitos empregados são descumpridos, como horas extras, por exemplo. E os empresários fazem isso pois sabem que nem todos tem coragem de reclamar. E têm certeza de que a justiça não será capaz de proteger ou de lhes fiscalizar em todos esses casos. 
        As pessoas não cumprem a lei:
        Um retardadinho que possivelmente comprou a carteira sai mudando de faixa sem acionar a seta para nada...
        Outro idiota tem coragem de tirar o carro da garagem para se deslocar a 20km/h ocupando a faixa da esquerda e discutindo a relação com a patroa...
         Uma senhora de boa família acha o clima seco e começa a passar creme hidratante, ao volante, no meio da rua.Quando não é batom.
         Outro atende o celular. Aliás, esse é um impulso que pode ser de qualquer um... 
         Até pessoas que tentam cumprir o melhor possível o que a legislação pede se surpreendem descumprindo algo. Por causa dos abusos de alguns, aquela garrafa de vinho dividida por um casal no restaurante pode muito bem resultar numa multa de quase R$2.000,00. Dinheiro esse cujo destino já se sabe muito bem. Provavelmente não vai ser bem utilizado, como se vê constantemente nas denúncias dos jornais. 
          C'est la vie!!! Isso é a vida. Fazer o quê? Administrar o melhor possível.
          O mundo não é justo e a vida em sociedade prova isso o tempo todo.
           Algumas leis são muito rigorosas com quem não precisava. Porém não conseguem alcançar a um monte de outras pessoas que deveriam realmente ser perseguidas.
           Como diria Renato Russo,
"Essa justiça desafinada
É tão humana e tão errada
"
            Em duas linhas o Cara captou uma coisa: A justiça é um reflexo da própria imperfeição humana. E fez o pior xingamento que um músico pode fazer a uma coisa qualquer: a chamou de desafinada, ou seja, irregular, feia, torta e principalmente, mal feita.
            Claro que há vários motivos muito menos nobres para que as coisas sejam assim. As armações dos políticos, a falta de vontade do povo de se mobilizar, os riscos envolvidos em se levantar a voz, dependendo da situação. Os recursos gastos com as instituições que deveriam fiscalizar também são pequenos. E mais um montão de outros problemas. Tudo isso interfere para que as leis sejam tortas e mal aplicadas.
            Mas o cerne, o mais importante da questão é que a justiça é feita pelo próprio homem. E as fraquezas, a incompetência e a falta de vontade acabam por fazer com que as coisas seja do jeito que são. 
E então, o que fazer?
             O que o Ser Humano tem feito durante toda a sua existência. Resistir e vencer. Ou pelo menos tentar. Se o resultado dos esforços positivos não fosse maior que os negativos, então a terra não existiria mais. Pode parecer até piegas ou lamurioso, e é um puta chavão, mas "O bem vence o mal". Quando não vencer, essa terra, caso ainda exista, será totalmente desabitada. 
              Individualmente, o jeito é batalhar. Procurar fazer a própria parte da melhor maneira possível. Como não se pode resolver todos os problemas, o melhor é resolver o da gente. Na medida do possível, como feito neste texto, pode-se discutir os assuntos e refletir a respeito. Essa reflexão, esse conhecimento e discussão do mundo é uma das características que faz o Ser Humano diferente.
             A luta faz parte da vida. Epícuro era bem chegado a filosofar sobre prazer. Mas uma de suas melhores frases fala das adversidades e do lucro que se tem com elas.
"Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades."
            Estudar e trabalhar muito são formas de ficar menos à mercê das ilegalidades permitidas. O resultado de algumas decisões das outras pessoas pode servir de exemplo e direcionar a tomada de decisões. Como diria Bismark,
"Só os tolos não se aproveitam da experiência alheia"



Nenhum comentário:

Postar um comentário